terça-feira, 30 de março de 2010

Mostre graficamente como funciona um computador. Destaque os seus componentes principais.




LEGENDA:

01- Monitor
02- Placa Mãe (Motherboard)
03- Processador
04- Memória RAM
05- Placas de Rede, Som, Vídeo
06- Fonte de Alimentação
07- Leitor/Gravador de CD e DVD
08- Disco Rígido (HD)
09- Mause
10- Teclado
Monitor: é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a visão.

Placa Mãe (Motherboard) : pode ser comparada ao sistema nervoso do corpo humano. É através desta que é transferida toda a informação entre todos os outros componentes, e é por essa razão que é essencial ter uma motherboard de alta qualidade para obter um bom desempenho geral do computador. É neste componente que se encontram as interfaces de ligação para os outros componentes, como as portas AGP, PCI, USB, etc.

Processador ou CPU (Unidade Central de Processamento): este componente faz exactamente aquilo que o nome indica, ou seja, é a unidade de controle que processa todas as instruções/cálculos do computador. A velocidade de um processador é um factor determinante para a velocidade de um computador, sendo indicada em MHz ou GHz (por exemplo, 3 GHz correspondem a 3,000 MHz). Devido às elevadas temperaturas que atinge vem acompanhado por um ventilador (cooler).

Memória Ram (Random Access Memory): é uma unidade volátil de armazenamento de dados, que guarda os dados e código das aplicações activas. Quando esta memória é esgotada o computador utiliza o disco, que tem tempos de acesso e de transferência muito maiores, logo, quanto mais memória, menos utilizado é o disco e portanto melhor a prestação do computador. Todos os programas têm de ser executados através da RAM antes de poderem ser usados.

A Placa de Rede (opcional): é o componente que permite colocar o seu computador em comunicação com outros computadores numa rede local (LAN).


A Placa TV/Vídeo (opcional): é um componente que permite a captura de sinal vídeo, através do cabo coaxial da antena, e o traduz em dados, invertendo o processo da placa gráfica. Permite a edição de imagem, a sintonização de canais de televisão, etc.

A Placa de Som: é o componente que permite o tratamento (saída e entrada) de som, no seu computador. Através desta placa são também habitualmente ligados os periféricos para jogos (joysticks, gamepads, volantes, etc.)

Fonte de Alimentação: é a unidade que fornece a energia eléctrica necessária aos restantes componentes. A esta se liga a motherboard e as unidades de leitura.

A Drive de CD-ROM (opcional): é uma unidade que lê os discos CD-R (Compact Disc Recordable) que contêm dados a transmitir para o computador. Esta mesma unidade é também capaz da reprodução de Audio CD (CD de música).

A Drive de DVD (opcional): esta unidade de leitura de DVD tem um comportamento idêntico à do leitor de CR-ROM, mas com capacidades muito superiores - enquanto um disco CD-ROM poderá ter uma capacidade de informação de cerca de 650 MB ou 700 MB, um DVD poderá conter até 4.7 GB de informação ou 8.5GB (em DVDs de dupla camada). As unidades de DVD podem também ler informação de discos CD-ROM, CD-R/CD-RW, Video CD e Audio CD.

Disco Rígido: é uma unidade de armazenamento de dados com elevada capacidade. Aqui são armazenadas aplicações e dados permanentes. A capacidade dum disco aparece medida em Gygabytes (1 GB = 1,024 Megabytes). Podem ser instalados vários discos, ou, pode um só disco conter várias partições.

Mause: Através dele, controlamos uma setinha que aponta para os itens em nossa tela.Também é um periférico de entrada.

Teclado: Dispositivo de entrada de dados, semelhante às máquinas de escrever. É um conjunto de teclas que permite operarmos o computador através de comandos digitados.



Processos básicos do computador:





• Entrada de dados: ler ou receber os valores iniciais ou constantes

• Processamento: efetuar o cálculo

• Saída de dados: fornecer os resultados obtidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário